Entenda como a fisioterapia no pré e pós-operatório é importante para acelerar a recuperação dos pacientes e minimizar problemas como dores, hematomas e inchaço
A prática de fisioterapia no pré e pós-operatório é fundamental para pronta recuperação do paciente e evitar problemas como dores, inchaço, edemas, fibrose, hematomas, além de promover uma rápida regeneração do tecido manipulado e a melhora na sensibilidade local.
Nesse sentido, a fisioterapia é uma prática importante para todo tipo de cirurgia, desde operações ortopédicas até as estéticas e bariátricas, por exemplo.
Vale destacar ainda que a fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, diagnostica, previne e trata os problemas cinético-funcionais provocados por alterações de órgãos e sistemas humanos.
E a busca por profissionais da área está em alta, já que segundo levantamento da Catho, desde 2019 com o início da pandemia, os fisioterapeutas são os que mais se destacaram no setor de saúde.
Diante de tudo isso, preparamos esse artigo com os principais benefícios da fisioterapia no pré e pós-operatório. Confira!
Saiba qual é a importância da fisioterapia no pré e pós-operatório
Pré-operatório
O trabalho da fisioterapia antes de uma cirurgia tem como objetivo preparar os tecidos que serão manipulados para deixá-los na condição ideal para a operação.
Por isso, a atuação do profissional no pré-operatório tem a intenção de:
- Garantir a desintoxicação geral e preparar o organismo para o procedimento cirúrgico
- Melhorar a oxigenação e desobstrução dos vasos venosos
- Estimular a nutrição dos tecidos para diminuir as cicatrizes e uma possível aderência
- Promover a rápida regeneração da vascularização e oxigenação local
- Evitar edemas e hematomas
- Aumentar a capacidade respiratória em cirurgias de abdome
- Diminuir a possibilidade de um tecido apresentar a redução de sensibilidade
Pós-operatório
Já após a realização de um procedimento cirúrgico, a fisioterapia é utilizada para ajudar no reparo tecidual, devolver a flexibilidade e mobilidade com maior agilidade aos pacientes.
Mas ainda existem outros benefícios da fisioterapia no pós-operatório. Confira os principais:
- Reduz as dores e os hematomas
- Minimiza os edemas
- Promove maior agilidade para regeneração dos tecidos manipulados na operação
- Melhora a sensibilidade local
- Previne e evita a formação de fibrose
- Contribui para a circulação veno-linfática
- Garante maior rapidez na cicatrização
- Proporciona maior agilidade na recuperação da rotina dos pacientes
Além dessas vantagens, é no período após a cirurgia que o fisioterapeuta orienta o paciente sobre o tempo de recuperação, necessidade de cuidados especiais com o local manipulado e retomada da rotina normal e de atividades físicas.
Conheça a AURAVIP
Agora que você já conhece a importância da fisioterapia no pré e pós-operatório, é preciso contar com uma instituição de confiança para realizar o seu tratamento.
Neste caso, a AURAVIP está pronta para te ajudar! Somos uma clínica multisserviços que cuida de todo o ciclo de vida, ou seja, cuidamos de todas as fases da vida dos nossos pacientes.
Desta maneira, oferecemos serviços como:
- Infusão
- Análises clínicas
- Ortopedia Fisioterapia
- Reabilitação
Entre em contato com os nossos profissionais e agende sua consulta!