Entenda os riscos da pressão sanguínea elevada e como controlá-la para uma vida saudável!
Também conhecida como hipertensão, a pressão sanguínea elevada acontece quando a pressão exercida pelo sangue nas paredes das artérias é maior do que o normal, o que pode levar a uma série de problemas de saúde graves e, por isso, é importante entender seus riscos e impactos na saúde.
Para se ter ideia, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 31,5% dos brasileiros adultos sofrem de hipertensão arterial, o que corresponde a mais de 60 milhões de pessoas.
Nesse sentido, vale destacar que a hipertensão arterial é uma das doenças crônicas mais comuns no Brasil e um importante fator de risco para doenças cardiovasculares.
Diante disso, preparamos esse conteúdo com os principais riscos associados à pressão sanguínea elevada e o que você pode fazer para controlá-la. Boa leitura!
Saiba também: Quando devo procurar um ortopedista?
Conheça os riscos da pressão sanguínea elevada para a saúde
Doença cardíaca
A pressão sanguínea elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.
Isso porque quando a pressão arterial é alta, o coração precisa trabalhar mais para bombear sangue pelo corpo, o que pode levar a danos e endurecimento das artérias e, consequentemente, aumento do risco de doenças cardíacas.
Danos aos rins
A pressão arterial elevada também pode afetar os rins, a partir de danos nos vasos sanguíneos que reduzem a capacidade dos rins de filtrar os resíduos do sangue.
Essa condição pode levar a doenças renais crônicas ou até mesmo à insuficiência renal.
Comprometimento da visão
Outro impacto importante da pressão sanguínea elevada é o comprometimento dos vasos sanguíneos dos olhos, levando a problemas como retinopatia hipertensiva e perda de visão.
Doença arterial periférica
Essa condição de saúde também pode causar estreitamento das artérias nas pernas, reduzindo o fluxo sanguíneo e aumentando o risco de doenças arteriais periféricas.
Demência
No mais, a pressão arterial elevada também pode aumentar o risco de demência vascular, um tipo de demência que ocorre devido a danos nos vasos sanguíneos do cérebro.
Leia mais: Quais os efeitos do tabaco nas vias respiratórias e como prevenir complicações
Saiba como controlar a pressão arterial elevada
Apesar dos riscos, a hipertensão é uma condição tratável e controlável. A seguir, conheça algumas medidas importantes para controlar a pressão sanguínea.
Exercite-se regularmente
A prática de exercício físico de maneira regular ajuda pessoas com hipertensão, já que a atividade física moderada, como caminhar ou nadar, contribui para manter a pressão arterial sob controle.
Mantenha uma dieta saudável
Em seguida, uma dieta saudável e balanceada também auxilia a controlar a pressão arterial.
Nesse sentido, evite alimentos processados e ricos em sódio, e inclua frutas, legumes e grãos integrais em sua dieta.
Reduza o estresse
Como se sabe, o estresse pode aumentar temporariamente a pressão arterial, então tente reduzir os gatilhos para irritação no dia a dia.
Além disso, práticas como meditação, ioga ou simplesmente dedicar um tempo para si mesmo podem ajudar a controlar o estresse.
Tome seus medicamentos prescritos
Se o seu médico prescreveu medicamentos para controlar a pressão sanguínea elevada, é importante tomá-los conforme as instruções.
Monitore regularmente sua pressão arterial
Por fim, é importante monitorar regularmente sua pressão arterial para saber se ela está sob controle.
Para isso, converse com seu médico sobre a frequência com que você deve medir sua pressão e aprenda a fazer em casa.
Você pode se interessar também por: Para que serve a fisioterapia respiratória?
Conheça a AURAVIP e tenha uma clínica multisserviços completa para cuidar da sua saúde!
Como visto, a pressão sanguínea elevada pode ter sérios efeitos prejudiciais à saúde se não for tratada.
Contudo, há muitas práticas que você pode fazer para controlar sua pressão arterial e minimizar seus riscos.
Com uma dieta saudável, exercícios regulares, redução do estresse, medicação e monitoramento regular, é possível manter a pressão arterial sob controle e prevenir problemas de saúde graves.
Além disso, é fundamental realizar consultas, exames de rotina e seguir as recomendações médicas para cuidar da pressão arterial.
Para isso, a AURAVIP está pronta para te ajudar! Somos uma clínica multisserviços que cuida de todo o ciclo de vida, do nascimento até a terceira idade.
Na prática, oferecemos serviços como ortopedia, infusão, vacinas e ginecologia para cuidar dos nossos pacientes desde antes do nascimento, com os cuidados com as mamães, passando pela vacinação de todas as faixas etárias, até atendimentos na vida adulta e melhor idade.
Entre em contato com os nossos profissionais e agende sua consulta!